quarta-feira, 4 de março de 2009

O que é a robótica?


Na sociedade actual, há uma crescente necessidade de se realizar tarefas com eficiência e precisão. Existem também tarefas a serem realizadas em lugares onde a presença humana se torna difícil, arriscada e até mesmo impossível, como o fundo do mar ou a imensidão do espaço. Para realizar essas tarefas, é cada vez mais necessária a presença de dispositivos (robots) que realizam essas tarefas sem risco de vida.

Pelo que, a robótica é a área que se preocupa com o desenvolvimento de tais dispositivos e que conjuga conhecimentos de engenharia mecânica, tais como a estática e a dinâmica, de matemática com a descrição do movimento no espaço, de engenharia electrotécnica com o projecto de sensores e interfaces para os robots, da teoria do controlo com o projecto de algoritmos para que o robot realize os movimentos desejados e ainda da informática com a programação de todos os algoritmos desenvolvidos de forma a realizar a tarefa desejada. Apesar de muitos destes conhecimentos já serem antigos e bem estabelecidos, a robótica é um campo relativamente recente e sendo uma área multidisciplinar, é altamente activa e procura o desenvolvimento e a integração de técnicas e algoritmos para a criação de robots.


Robot da Sony

Sendo assim a robótica pode ser dividida em duas grandes áreas: robótica fixa ou de manipulação e robótica móvel. Dentro da primeira área pode incluir-se a robótica a nível industrial, nomeadamente os robots manipuladores ou alguns robots futuristas usados na medicina para auxílio em operações (robots cirúrgicos). Na segunda área incluem-se todos os robots com capacidade de locomoção, seja através de pernas, rodas ou lagartas, como por exemplo os robots usados no futebol robótico (principalmente de rodas), os humanóides (pernas) e até os robots usados na desminagem e em operações de inspecção/sondagem, usados por exemplo para inspeccionar zonas de reduzida dimensão, zonas perigosas e até mesmo para prospecção de outros planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário