quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aplicações da robótica

APLICAÇÃO INDUSTRIAL

Os robots industriais não se parecem com os humanos, mas fazem o trabalho deles, substituindo-os no desempenho das tarefas desagradáveis e nocivas para as pessoas. O conceito do robot industrial foi patenteado por George Devol, em 1954.



Na aplicação industrial dos robots, que é a mais generalizada, estes exercem funções repetitivas de produção directa ou de controlo de processos de fabrico, em vários ramos da indústria, nomeadamente, na indústria automóvel, nuclear (utilização dos robots em instalações nucleares para transportar plutónio, substituindo o homem numa tarefa de alto risco), comercial, etc.

As vantagens dos robots industriais podem resumir-se da seguinte maneira:

.Flexibilidade;
.Alta produtividade;
.Melhor qualidade dos produtos;
.Aumento da qualidade da vida humana, pelo desempenho de tarefas indesejadas.



No entanto, uma desvantagem da introdução de robots na indústria é o aumento de desemprego pois o trabalho efectuado pelas pessoas é substituído pelos robots.

APLICAÇÃO ESPACIAL

Também em tecnologia espacial a robótica tem tido aplicação pois, em 1981/82, o ”braço robótico” teve grande utilidade na elaboração de tarefas no espaço, aquando dos primeiros voos do Space Shuttle Colombia. Para além disso, os robots espaciais são utilizados na exploração do espaço e na inspecção remota de estações espaciais.



APLICAÇÃO NA MEDICINA

A aplicação dos robots na medicina permite a realização de intervenções cirúrgicas à distância através da tele-operação de robots. Este tipo de cirurgia denomina-se cirurgia robótica.



APLICAÇÃO EM AMBIENTES ADVERSOS

Existem também tarefas a serem realizadas em lugares onde a presença humana se torna difícil, arriscada e até mesmo impossível, como o fundo do mar ou a imensidão do espaço. Algumas das tarefas dos robots nestas condições são: a desactivação de minas, as operações de busca e salvamento, as pesquisas submarinas e a inspecção de locais perigosos, tais como: áreas de catástrofe, vulcões, reservatórios de gás, centrais nucleares e linhas de alta tensão.



Devido ao rápido desenvolvimento da robótica, é perfeitamente possível que no início do século XXI, com o nível dos conhecimento de robótica já adquiridos e dominados, se vejam os robots móveis também nos hospitais, nas lojas, nos escritórios, nas bombas de gasolina, nos transportes e nos lares, fazendo grande parte dos trabalhos domésticos.

20 comentários:

  1. fcjscuygcygy ycsgcy8 ycgucyhuy

    ResponderExcluir
  2. Também acho Rubens. Foda-se Unknown

    ResponderExcluir