quarta-feira, 6 de maio de 2009

O que é um robot?

“O robot é uma máquina que tem aspecto, humano e é capaz de agir de um modo automático para desempenhar uma determinada função.”

“O robot é um aparelho capaz de substituir o homem nas suas funções motoras, sensoriais e intelectuais.”

“O robot é um braço mecânico que possui vários eixos de deslocamento e que é capaz de reproduzir diversos movimentos humanos graças ao recurso a um computador programado com essa finalidade.”

“O robot é um engenho que pode ser programado, destinado a manipular peças ou utensílios, e cujos movimentos são determinados com vista a completar tarefas específicas.”

“O robot é um manipulador de múltiplas funções e que é programável.”

“O robot é um utensílio de trabalho capaz de perceber o ambiente no qual se movimenta e se adapta a ele, a fim de realizar de um modo autónomo, manutenções pré-determinadas.”

Todas estas definições possíveis são suficientes para mostrar a dificuldade que há em propor uma definição para o termo “robot”, principalmente devido à evolução que sofreram e ainda estão a sofrer, e reflectem o velho sonho do homem, que visa a criação de uma máquina à sua imagem para que ela seja sua escrava e realize tarefas tanto mais próximas das suas, quanto possível.


Asimo - Robot Humanóide

De uma forma simplista, um robot é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, electromecânicos ou biomecânicos capazes realizar trabalhos de maneira autónoma, pré-programada, ou através de controlo humano.

O termo robot tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado" e foi utilizado pela primeira vez numa peça do dramaturgo Karel Čapek, na qual existia um autómato com forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem; daí a ideia da criação de uma máquina à sua imagem para que ela seja sua escrava e realize tarefas tanto mais próximas das suas, quanto possível.

Os robots são comummente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. A sua forma mais comum são os robots industriais utilizados nas linhas de produção.

Porém, recentemente, esta situação está a mudar devido à popularização dos robots comerciais limpadores de pisos e cortadores de relva. Outras aplicações incluem o tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres.

Os robots também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.
Hoje em dia, existem robots em várias áreas da nossa sociedade, tais como, robots que prestam serviços, como os desarmadores de bomba, robots que auxiliam os médicos nas cirurgias (robots cirúrgicos), robots operários, que se instalaram nas fábricas e até mesmo robots utilizados para sondar outros planetas.

6 comentários:

  1. muito chato! porque todos os blogs que eu visito sempre estão abandonados? será que o blog do amer é o único blog que ainda ta ativo, porra?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Existe um termo nessa explicação que induz a um pesamento errado. Na afirmação: - "... capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano."

    A forma correta seria: "...capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou parcialmente autônomo, através de controle humano."

    ResponderExcluir