sexta-feira, 15 de maio de 2009

Conclusões

Pela análise da primeira pergunta – “A robótica é útil no seu dia-a-dia?” – concluímos que, apesar de ser relativamente recente, a robótica já é relevante no quotidiano da maioria (66,7%) dos jovens (entre os 17 e os 19 anos) o que se deve em grande parte aos computadores pois todos os inquiridos possuem pelo menos um e cerca de 66,7% consideram-no um robot e realmente é, o que revela que a maioria dos inquiridos detém conhecimentos sobre robótica.

88,9% dos inquiridos acreditam que, daqui a uns anos, os robots vão substituir o Homem em mais actividades na sociedade para além da indústria, podendo concluir-se que estão preparados para isso e aceitam-no sem muitas reservas.

Quanto às aplicações da robótica, apenas 50% dos inquiridos conhecem alguma, o que contraria as nossas expectativas pois estávamos à espera de uma percentagem mais elevada devido à grande utilidade desta na nossa sociedade principalmente na indústria. Porém, esses 50% dos inquiridos denotaram grande conhecimento das aplicações da robótica ao mencionarem a sua aplicação na indústria e na medicina, sendo a última a mais recente o que demonstra que estão actualizados.

Por último, 44,4% dos inquiridos já ouviram falar de cirurgia robótica o que se pode considerar bom na medida em que esta é uma área em investigação e portanto ainda em desenvolvimento. Desses 44,4%, 62,5% vê a cirurgia robótica como eticamente correcta concluindo-se que existem poucas reservas por parte dos jovens quanto a este assunto.

A substituição dos médicos pelos robots é encarada negativamente tendo em conta que somente 12,5%, isto é, 1 pessoa em 8, acredita nisso o que revela uma nítida falta de confiança nas capacidades dos robots cirúrgicos ou algum desconhecimento sobre o modo como se realizam este tipo de cirurgias. O facto de 62,5% conhecerem as principais vantagens da cirurgia robótica mostra um grande interesse dos jovens por esta área, sendo que 60,0% considera que essas vantagens compensam o seu elevado custo o que demonstra um conhecimento ainda mais aprofundado.

Quanto ao desenvolvimento da robótica em geral, todos os inquiridos acham que é importante na medida em que contribui para o melhoramento da nossa sociedade mas alguns dos inquiridos alertaram para os seus aspectos negativos o que revela alguma consciência de que nem tudo é positivo, pelo que vamos explorar esses aspectos.

De um modo geral, os inquiridos acharam o tema interessante e original, se for trabalhado seriamente, e que deve ser debatido e esclarecido de uma forma simples e objectiva, tanto os aspectos positivos como os negativos.

2 comentários: