quarta-feira, 6 de maio de 2009

História da robótica

O conceito de robot data dos inícios da história, quando os mitos faziam referência a mecanismos que ganhavam vida.

Começando na civilização grega, os primeiros modelos de robots encontrados eram figuras com aparência humana e/ou animal, que usavam sistemas de pesos e bombas pneumáticas mas que não tinham nenhuma necessidade prática ou económica, nem nenhum sistema complexo de produtividade que exigisse a existência deste tipo de aparelhos.

Mais tarde, cientistas árabes acrescentaram um importante e novo conceito à ideia tradicional de robots, concentrando as suas pesquisas no objectivo de atribuir funções aos robots que fossem ao encontro das necessidades humanas. A fusão da ideia de robots e a sua possível utilização prática marcou o início de uma nova era.

Em 1495, Leonardo DaVinci abriu caminho a uma maior aproximação ao complexo mundo dos robots ao desenvolver uma extensiva investigação no domínio da anatomia humana que permitiu o alargamento de conhecimentos para a criação de articulações mecânicas. Como resultado deste estudo, surgiram diversos exemplares de bonecos que moviam as mãos, os olhos e as pernas, e que conseguiam realizar acções simples como escrever ou tocar alguns instrumentos.

O desenvolvimento inicial dos robots baseou-se no esforço de automatizar as operações industriais, o qual começou no século XVIII, na indústria têxtil, com o aparecimento dos primeiros teares mecânicos. Com o contínuo progresso da revolução industrial, as fábricas procuraram equipar-se com máquinas capazes de realizar e reproduzir, automaticamente, determinadas tarefas.

Em 1738, foi criado o primeiro robot funcional por Jacques de Vaucanson, que fez um andróide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que comia e defecava.

Em 1898, foi exibido, no Madison Square Garden, o barco teleoperado inventado por Nikola Tesla, e que segundo as definições modernas, muitos consideram ser o primeiro robot.

Em 1922, a palavra robot foi utilizada pela primeira vez numa peça de teatro criada pelo checoslovaco Karel Capek mas quem a inventou foi o seu irmão Josef Capek, sendo que a sua origem vem da palavra checa robota que significa “trabalho forçado”.

Nos anos 30, a então denominada Westinghouse Electric Corporation fez um robot humanóide conhecido como Elektro e que foi exibido no World's Fair de 1939 e 1940.


Isaac Asimov e Joe Engleberger

Em 1942, foi enunciado pela primeira vez o termo “robótica” pelo cientista e escritor Isaac Asimov, numa pequena história intitulada "Runaround".

Asimov também publicou uma compilação de pequenas histórias, em 1950, intitulada "I Robot" em que propôs a existência de três leis aplicáveis à robótica, às quais acrescentou, mais tarde, a lei zero. As leis propostas são:

1ª Lei: Um robot não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2ª Lei: Um robot deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, excepto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.

3ª Lei: Um robot deve proteger sua própria existência desde que tal protecção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

Lei Zero: Um robot não pode fazer mal à humanidade e nem, por inacção, permitir que ela sofra algum mal.

Porém, actualmente, estas leis são entendidas numa perspectiva puramente ficcional, pois no tempo em que foram escritas não se imaginava o desenvolvimento vertiginoso que iria ocorrer nesta área.

Em 1948, Grey Walter, da Universidade de Bristol, criou o primeiro robot autónomo electrónico.


Unimates

O primeiro robot industrial foi o Unimates, desenvolvido por George Devol e Joe Engleberger, no final da década de 50, início da década de 60 (1961). Engleberger, por sua vez, pela construção do primeiro robot comercial foi apelidado de "Pai da robótica". No final da década de 60 (1970), foi desenvolvido um modelo experimental chamado Shakey, desenhado para pesquisas em Standford.

Actualmente, robots como o Shakey continuam a ser utilizados, particularmente com intuitos de pesquisa, mas, no futuro, estes computadores podem vir a ser utilizados como veículos de reconversão ambiental.


Shakey

26 comentários:

  1. Respostas
    1. cuidado com o que diz esse bloog é mt bom
      cala a boca ai troxa

      Excluir
  2. Caramba, muito bom, me ajudou muito, obrigado ^^

    ResponderExcluir
  3. olha o gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

    ResponderExcluir
  4. PLÁGIO, SEU MERDA
    ta aqui o link do original
    http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/historia_da_robotica.html

    ResponderExcluir
  5. gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. eu usei pra fazer um trabalho da escola kskskkskkksskskkskksks

      Excluir
  7. Com o software Bruno Espião você pode tirar foto da tela do celular de seus filhos e ver o que estão fazendo no celular...
    Acesse: https://brunoespiao.com.br/espiao-de-tela E veja como é fácil tirar fotos da tela do celular de seus filhos...

    ResponderExcluir